O fato é que muitos agricultores familiares não têm condições de se adequar ao código florestal vigente, o qual ainda é pouco respeitado. A legislação ambiental brasileira é uma das mais rígidas, com mecanismos que só existem Brasil, como a Reserva Legal. Segundo os agricultores e os pecuaristas, tais mecanismos impedem o aumento da produção de alimentos, o desenvolvimento econômico do país, a geração de empregos e a competição de nossos produtos no mercado externo.
No entanto, as mudanças do novo código podem colocar em risco o patrimônio natural do povo brasileiro e jamais pode ser considerado como um fardo. É possível que essas medidas coloquem em risco os serviços ambientais providos pela natureza, que são essenciais para garantir a qualidade de vida e a ocorrência de atividades econômicas como a agropecuária. Além disso, coloca o Brasil na contra-mão da tendência mundial, que é proteger os recursos naturais que restam.
Uma estratégia ao desenvolvimento econômico e geração de empregos é o turismo natural, já que o Brasil é possuidor de diferentes tipos de ecossistemas.
0 comentários:
Postar um comentário