Reflexão sobre Meio ambiente

A vida, tal qual a conhecemos, depende de comportamentos conscientes que visem a preservação ambiental. Deve-se buscar um ponto de equilíbrio que permita o desenvolvimento com sustentabilidade, focando sempre na conservação ambiental. Ações governamentais sozinhas não são suficientes para preservar o meio ambiente, mas todo cidadão deve adotar práticas que garantam a sustentabilidade da Vida no planeta.

"O cidadão consciente é aquele que exercer seus direitos e também cumpre com seus deveres"

É importante a adoção de práticas simples no cotidiano como, por exemplo, destinar corretamente os resíduos domésticos, reduzir os desperdícios, estimular a reciclagem de lixo, aproveitamento dos alimentos, dentre outras. Assim, se garante a sustentabilidade da família e contribui para a conservação do meio ambiente. Somente com práticas que visem a sustentabilidade estaremos garantindo uma vida melhor para nós e para as gerações futuras.

Novo Código Florestal

O projeto para a reforma do Código Florestal de 1965, está indo agora para aprovação no Senado com a promessa de modernizar um ponto polêmico de nossa constituição.

Discutir um tema complexo, com tantos interesses e ideologias, certamente não é uma tarefa fácil. De um lado, tem-se a proteção do vasto patrimônio natural brasileiro e dos serviços gerados. Do outro, a necessidade de crescimento e geração de empregos.

Em uma sociedade moderna e democrática, frequentemente se tem a necessidade de se reformar leis para se encontrar um ponto de equilíbrio sobre questões conflitantes. Contudo, muitas vezes, esse equilíbrio é um pouco utópico, sobretudo em um momento de clara polaridade nessa disputa de interesses, como nesse caso.

A participação da sociedade é importante no processo democrático em que se discute o interesse de seus cidadãos e o seu direito a um meio ambiente saudável Cobrar de seus representantes um posicionamento sobre esse assunto, que certamente afeta a vida de todos os brasileiros e de seus descendentes, é um direito de todo o cidadão. Afinal, a defesa do meio ambiente é um princípio constitucional que deve ser observado para assegurar a todos uma existência digna (art. 170, VI e art. 225, CF).

A seguir, dois vídeos que valem a pena ser vistos. Eles explicam de modo breve os dois lados dessa questão. Vejam e registrem aqui também sua manifestação.



Para obter mais informações acesse os links abaixo:
Em breve novas postagens sobre esse tema.

Novo Código Florestal: compreendendo os termos

Nos últimos meses foram retomadas as discussões para a reforma do Código Florestal. Para compreender melhor as questões em debate, é necessário se conhecer alguns termos.

Áreas de Preservação Permanete (APP) são áreas destinadas à proteção de serviçoes ambientais (controle de chuvas, erosão do solo, dentre outros), proteção à biodiversidade e ao bem-estar de populações. Em geral, são localidades de grande fragilidade como as regiões muito íngremes ou na margem de rios e lagos. Segundo a legislação atual, não se pode utilizar esssas áreas e a reforma do código prevê sua diminuição, bem como a permissão de alguns tipos de uso, como plantações e pastagens.

Reserva Legal (RL) é uma parcela da propriedade dedicada principalmente à proteção dos processos ecológicos da fauna e da flora. o percentual da Reserva Legal varia por bioma, como 20% na Mata Atlântica, 35% no Cerrado e 80% na Amazônia. Além disso, as áreas de APP não podem ser contabilizadas como RL. Alguns usos das Reservas Legais são permitidos, desde que autorizados pelo órgão ambiental responsável. Os ruralistas consideram a RL uma proteção exagerada e que prejudica a nossa competitividade no mercado externo, pois a RL só existe no Brasil.

 
Real Time Web Analytics